Dicas de Oratória
08 jan, 2025

Falar em público – dicas práticas

Falar em público é um medo real para muitas pessoas. Uma pesquisa conduzida no Reino Unido em 2015 com 3000 pessoas indicou que 41% delas tinham medo de falar em público.

O problema é que este medo pode te fazer perder oportunidades e travar sua carreira.

Já conheci profissionais que, embora muito competentes, deixaram uma má impressão em apresentações chave que fizeram para clientes, diretores e investidores, pois na hora decisiva acabaram sofrendo o que muitas pessoas passam: mãos tremendo, esquecer o assunto, gaguejar, demonstrar insegurança ao falar.

Tudo que você não quer é perder uma grande oportunidade por não conseguir fazer sua apresentação com segurança, não é mesmo?

Dicas práticas para você melhorar sua oratória e suas apresentações

1. Elabore um roteiro antes de tudo

Um erro comum aos iniciantes é começar a elaborar uma apresentação fazendo o Powerpoint. Em primeiro lugar, os slides são um recurso visual, não a apresentação em si. Nem tudo que você falará precisará estar em slides.

Escolha qual é o recado principal que você quer deixar, qual impacto quer criar no público. Depois, escolha as informações, dados e argumentos que quer apresentar, para então ordená-los em um roteiro.

Em seu roteiro você deve também planejar quanto tempo quer gastar em cada um dos tópicos. Dessa forma você consegue melhor planejar como deve se apresentar, quais slides precisará e qual o design de cada um deles.

Por fim, leve seu roteiro impresso em uma ficha ou uma folha, para você poder acompanhar durante sua apresentação. Deixe-o discretamente em uma mesa ou cadeira próxima a você para poder consultar caso necessário. É um excelente recurso contra o esquecimentos ou “branco mental”.

2. Menos é mais

Outro erro básico é entupir os slides com informações, dados, tabelas e texto. O slide é uma mídia visual, e tudo que você projeta direciona a atenção do público para a tela. Quando você, por exemplo, tem um slide com muito texto, faz com que o público tenha que decidir se lê o texto ou presta atenção no que você está falando. Você cria uma concorrência consigo mesmo.

Uma dica simples é: se você precisa projetar 3 informações e elas não precisarão ser analisadas conjuntamente, mais vale você ter 3 slides com 1 informação em cada slide do que as 3 informações em um único slide. Você guia melhor a atenção do público para o que deseja e evita que se dispersem com o que não é essencial naquele dado momento da apresentação.

Existe um dogma antiquado de que uma apresentação com muitos slides é chata ou demorada. Isto é uma baboseira. Você pode ter 2 slides e ficar falando 40 minutos em cada um deles ou ter 50 slides e ficar 1 minuto em cada slide. O que prende a atenção do público ou condiciona o tempo total da apresentação não é a quantidade de slides, mas o seu roteiro e seu domínio do assunto.

Por isso você precisa ter um roteiro claro com tempos definidos e ideias bem encadeadas. Os slides são um apoio visual que não podem atrapalhar sua apresentação. Devem sim, contribuir para você transmitir seu conteúdo com segurança e leveza.

3. Praticar, praticar, praticar

Profissionais ensaiam suas apresentações, amadores vão despreparados.

Muitas pessoas se sentem sem graça de ensaiar sozinhas suas apresentações, pois estão “falando sozinhas”. Outra baboseira. Você acha que palestrantes profissionais criam palestras novas e vão executá-las pela primeira vez sem ter ensaiado exaustivamente? Óbvio que não.

Você deve praticar antecipadamente suas apresentações, em especial as mais importantes. Não pode deixar para fazer uma apresentação importante pela primeira vez na frente do público. Precisa praticar antes para poder calibrar o tempo do roteiro, ensaiar frases cruciais que darão o impacto que você quer, e também avaliar se seus slides precisam de algum ajuste.

Eu me apresento publicamente há quase 30 anos e te garanto que toda vez que ensaio uma apresentação eu descubro oportunidades de melhoria,

Quer aprender como melhor falar em público?

Além destas e outras dicas em meus treinamentos de Oratória os participantes passam por uma prática real intensiva de apresentações, com feedbacks meus imediatos a cada apresentação, o que acelera o aprendizado e o ganho de desenvoltura ao falar.

Confira abaixo a próxima turma do curso de Oratória e Apresentações impactantes em Curitiba.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas!

Curso Oratória com Luiz Azeredo

Eu trabalho desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Trainer, Mentor e Coach profissional. Minha metodologia de desenvolvimento de oratória é embasada na prática, melhoria contínua e feedbacks construtivos. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato!

Luiz Azeredo Costa