Trust and Inspire – resumo do livro
Trust and Inspire, de Stephen M. R. Covey, é um importante livro para líderes e profissionais que desejam inspirar e criar confiança em suas equipes. Lançado em 2022, ainda não tem tradução para o português.
Um novo estilo de liderança para uma nova era no mundo. Este é o convite que Covey faz ao leitor ao longo de todo o livro. Ele dedica o terço inicial do livro para apresentar como as mudanças no mercado de trabalho, tecnologia, economia e demografia geraram a necessidade urgente de organizações e gestores abandonarem o datado estilo de liderança de Comando e Controle em prol da confiança e inspiração.
Praticar o Comando e Controle no século XXI é como jogar tênis com tacos de golfe. É um estilo de liderança que não serve mais para o mundo atual.
Importante notar que Stephen M. R. Covey é filho do Stephen R. Covey, autor do “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes“, e no Trust and Inspire o Covey filho conta, sob seu ponto de vista, uma mesma história que seu pai havia contado nos 7 hábitos de uma situação que ambos, pai e filho, viveram quando Covey filho tinha sete anos de idade.
Falei sobre o Trust and Inspire no Morninsight (vídeo a seguir)
As cinco forças emergentes
Covey lista cinco forças que emergiram no cenário global que fazem com que seja necessário uma nova forma de liderar:
- A natureza do mundo mudou: as novas e disruptivas tecnologias transformaram o mundo e os negócios de uma maneira inimaginável. Assim, ao invés de sermos um sabe-tudo, devemos buscar ser um aprende-tudo.
- A natureza do trabalho mudou: o trabalho já vem há décadas se tornando mais intelectual. As pessoas são cada vez mais desafiadas a usar suas mentes ao invés de suas mãos.
- A natureza do ambiente de trabalho mudou: cada vez mais as pessoas podem fazer parte de múltiplos times, que podem trabalhar de forma remota ou híbrida e em horários flexíveis. Assim, não é mais estritamente necessária a presença física em um escritório durante um horário de expediente para fazer o trabalho andar.
- A natureza da força de trabalho mudou: a força de trabalho, embora avanços ainda sejam necessários, é a mais diversa que já se teve. Diferentes gerações, raças, etnias, gêneros, orientações sexuais, religiões, culturas e experiências coexistem em uma mesma organização e potencializam criatividade e inovação.
- A natureza da escolha mudou: o poder saiu da mão das empresas e foi parar literalmente na palma da mão dos consumidores em seus smartphones. As empresas também perderam poder de barganha no mercado de trabalho, uma vez que vagas remotas abriram um mar de oportunidades para aqueles que estão capacitados.
Covey salienta que com essas mudanças as empresas tem 2 imperativos: vencer no mercado empresarial e no mercado de trabalho. A inovação vem de um lado, através de parcerias com outras empresas e organizações (mercado empresarial), e do outro, da atração, engajamento e retenção de pessoas talentosas (mercado de trabalho).
Em ambos, é necessário criar uma cultura de confiança. Confiar nos parceiros empresariais e nos funcionários da própria empresa.
Criação de confiança demanda inspirar ao invés de controlar
Liderança é como o jardineiro que não pode fazer crescer as plantas, mas somente criar condições para que isto aconteça. Covey fala muito na liderança como a capacidade de destravar as pessoas para que atinjam o seu pleno potencial. Nesse sentido, líderes precisam inspirar ao invés de controlar.
O fim da motivação…
Outro ponto importante que Covey traz no Trust and Inspire é que a motivação baseada em fatores extrínsecos é insuficiente. Ele cita o livro de Drive, de Daniel Pink, outro livro excelente que já resumi aqui na blog. Covey defende que ao invés de buscar motivar os líderes devem na verdade inspirar suas equipes, uma vez que a motivação por elementos extrínsecos (externos) precisa ser renovada de tempos em tempos, mas a inspiração é intrínseca, vem de dentro, sendo duradoura e não necessitando de recargas periódicas.
… e o início da inspiração
O nome do livro traz em si um trocadilho interessante: Trust and Inspire. A palavra “trust” em inglês pode ser tanto o substantivo confiança quanto o verbo confiar. Para inspirar (inspire) é necessário confiar (trust). Líderes devem dar o primeiro passo na criação de confiança e assim poder inspirar. Dessa forma, confiando na equipe em primeiro lugar e consequentemente inspirando a equipe, conseguirão obter a confiança da equipe.
Líderes devem buscar enxergar a grandiosidade nas pessoas e assim fazer com que percebam possibilidades para si mesmas que não haviam considerado nem imaginado.
“Inspirar é pegar uma experiência e embutir propósito nela. Pegar um trabalho e fazê-lo ter sentido.” – Stephen M.R. Covey
O que é o estilo de liderança Confiança e Inspiração?
Em primeiro lugar, é sobre ver, comunicar e destravar o potencial de grandiosidade dentro das pessoas. É sobretudo permitir a motivação intrínseca. Líderes Trust and Inspire operam sob o paradigma de pessoas e potencial, em oposição ao paradigma de poder e posição do estilo Comando e Controle (ou sua versão mais light surgida mais recentemente, o Comando e Controle Iluminado)
Poucas coisas desmotivam ou desmoralizam mais as pessoas do que serem constantemente controladas,vigiadas e serem mandadas o que fazer. Vivemos em um mundo onde as pessoas são supergerenciadas e sublideradas.
“Gerencie coisas, lidere pessoas” – Stephen M. R. Covey
Se tornando um líder Trust and Inspire
Na segunda parte do livro Covey traça o guia para nos tornarmos um líder que confia e inspira. São 5 Crenças Fundamentais e 3 Cuidados (o termo original em inglês é stewardship, e a palavra steward significa mordomo, escudeiro ou serviçal. Traduzi como os 3 “cuidados” pois o sentido destas ações é o de cuidar das pessoas, assim como um escudeiro ou mordomo faria)
5 Crenças Fundamentais
Estas cinco crenças são norteadoras das atitudes que temos de ter como líderes. Dessa forma, cada uma delas é apresentada no formato “eu acredito que… então meu papel como líder é”
- Eu acredito que as pessoas tem grandiosidade dentro de si… então meu papel como líder é destravar seu potencial, não controlá-lo
- Eu acredito que pessoas são integrais… então meu papel como líder é inspirar, não meramente motivá-las
- Eu acredito que existe o suficiente para cada pessoa… então o meu papel como líder é elevar o cuidado acima da competição
- Eu acredito que liderança é cuidar… então meu papel como líder é colocar a minha servidão aos outros acima do meu auto interesse
- Eu acredito que a influência duradoura é criada de dentro para fora… então meu papel como líder é ser o primeiro a agir
Com relação à crença 5, eu, Luiz Azeredo, sempre tenho expectativas maiores de quem está mais alto na hierarquia. Líderes devem sempre dar o primeiro passo para melhorar relações, pedir desculpas, buscar entendimento, serem leais, elogiarem, assumirem a responsabilidade, dividir informações, e por aí vai. Em suma, reais líderes não ficam esperando os outros, ou a sua equipe, darem o primeiro passo. Assumem a responsabilidade, agem primeiro, dão o exemplo e inspiram as pessoas ao redor independentemente de onde estejam.
3 Cuidados
A liderança Trust & Inspire é a interseção de agir com estes 3 cuidados ao mesmo tempo. São eles:
- Modelar – quem você é
- Confiar – como você lidera
- Inspirar – conectando-se com o porquê
Modelar – quem você é
Albert Schweitzer tem uma das melhores frases sobre liderança: “Exemplo não é a coisa mais importante para influenciar pessoas; é a única coisa.”
Liderar não é um campeonato de popularidade, mas sim de credibilidade. É melhor que as pessoas confiem em você do que gostem de você. Você precisa dizer o que fará e fazer o que disse que faria.
As pessoas fecham seus ouvidos para os conselhos e abrem seus olhos para o exemplo. Líderes inspiradores, de fato agem tomam decisões e modelam os seguintes comportamentos:
- Humildade e coragem
- Autenticidade e vulnerabilidade (tema principal do livro “A Coragem para Liderar”, de Brené Brown, que também fiz um resumo aqui no blog.
- Empatia e performance
Confiar – como você lidera
Confiança é dada ou recebida? Covey defende em seu livro que líderes precisam em primeiro lugar confiar nas pessoas para que ele possa receber essa confiança posteriormente.
“Você ganha confiança sendo confiável” – Stephen M. R. Covey
Ao confiar nas pessoas podemos destravar seu potencial para grandes feitos. No entanto, não é uma confiança cega ou indiscriminada, pelo contrário, devemos confiar deixando bem claro as expectativas e responsabilidades.
Inspirar – conectando-se com o porquê
Uma pesquisa recente do Gallup mostrou que 50% dos funcionários entrevistados pediram demissão em algum momento da carreira para se afastar do seu gestor. Em contrapartida, um estudo da consultoria Zenger Folkman indicou que entre 16 competências de liderança, a capacidade de “inspirar para atingir um melhor desempenho” era a que mais predizia que um gestor seria visto como um “líder extraordinário” por sua equipe.
Inspirar pessoas começa com se conectar com primeiro consigo mesmo, depois com as pessoas, para somente então conectar a equipe toda com um propósito.
Um líder inspirador encontra primeiro o seu próprio porquê, seu propósito em sua vida e sua carreira. Por outro lado, a conexão com as pessoas é feita nos relacionamentos individuais. Cuidar das pessoas e ter um interesse genuíno em suas vidas, carreiras e no seu sucesso.
O que mais tem no livro
Por fim, o livro ainda traz outros aspectos relevantes para a construção de confiança, por exemplo:
- Barreiras para superar as dificuldades de implantar uma cultura de confiança
- Como fazer acordos bilaterais de delegação efetiva
- O que não é confiança e inspiração
Em conclusão, Trust and Inspire é um livro importante para a compreensão do papel dos líderes na construção da confiança. Tanto a confiança nas pessoas quanto a cultura de confiança na organização. Recomendo muito este livro pois ele aprofunda um aspecto que normalmente é somente tangenciado em outras obras.
Eu atuo desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Mentor e Coach profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com Executivos, Gerentes, Coordenadores, mas também com estagiários, profissionais liberais e empreendedores, de segmentos tão variados quanto TI, agronegócio, indústrias, startups, logística, entretenimento online e construção civil. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas inverossímeis. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!