Chefes que querem tudo para ontem
“Meu chefe quer tudo pra ontem!”
Esta é uma frase que ouço com muita frequência em meus treinamentos. Embora não me espante, uma vez que é um relato comum, ainda me causa uma certa tristeza ouvir estes relatos.
Evoluímos tanto em tecnologia nos últimos 40 anos mas em termos de liderança ainda temos gestores com a cabeça do século XXIX. Quando um gestor pede (ou exige) que tudo seja feito pra ontem, isto é um sintoma de muitos problemas.
O entendimento errado do que é liderar
Muitas pessoas acham erroneamente que gerenciar é mandar. Que a equipe deve fazer o que está sendo exigido e pronto. Liderar é uma competência complexa e multifacetada, que envolver dentre outras coisas, orientar e direcionar as pessoas. Quando um gestor quer tudo pra ontem ele ao mesmo tempo impõe um prazo impossível e não deixa claro o que é prioritário.
Liderar exige que tomemos decisões sobre prioridades
Se uma pessoa não sabe, ou não quer, tomar decisões acerca da prioridade de execução de atividades em uma equipe ela não deveria estar em uma posição de gestão. Gerenciar e liderar envolve decidir continuamente sobre esses trade-offs, essas trocas que precisamos fazer. Se fizer a tarefa A agora, a tarefa B fica para depois, ou vice versa. Multi tarefa é um mito, como já abordei neste outro post, além de ser contraproducente. Não decidir prioridades é deixar a equipe à própria sorte, e não adianta depois de algum problema acontecer dizer que B era mais importante que A. Diga antes, decida a prioridade, comunique, negocie e acompanhe. Dizer que é tudo pra ontem é simplesmente se eximir da responsabilidade de decidir as prioridades.
Como lidar com um chefe assim
Em primeiro lugar, com honestidade.
“Chefe, tudo pra ontem não acho viável. Pode ser A para hoje e B para amanhã?” – seja realista com as possibilidades e proponha as prioridades que você vê como viáveis.
Além disso, se você tem um chefe assim vale a pena se antecipar. Não deixe demandas ou atividades acumularem antes de sinalizar que está sobrecarregado. Dessa forma, é mais fácil conseguir renegociar prazos com seu chefe ou com clientes antecipadamente do que depois deles vencerem.
Eu atuo desenvolvendo pessoas há mais de vinte anos, e desde 2013 atuo como Mentor e Coach profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com Executivos, Gerentes, Coordenadores, mas também com estagiários, profissionais liberais e empreendedores, de segmentos tão variados quanto TI, agronegócio, indústrias, startups, logística, entretenimento online e construção civil. Minha abordagem é pragmática e focada nos resultados do cliente, sem misticismos ou promessas inverossímeis. Entre em contato para conversarmos sobre seus desafios e como eu poderei ajudar!